A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aprendeu na tarde desta segunda-feira (20/11), uma carga com 11 toneladas de agrotóxicos sendo transportados de forma irregular na BR-153. O flagrante foi registrado próximo ao município de Guaraí e o motorista da carreta atuado por crime ambiental.

 

Conforme as informações repassadas pela PRF, a carga seria distribuída para produtores rurais da região de Guaraí. Além de não possuir rótulos de identificação, os agrotóxicos estavam mal acondicionados na carroceria e havia ainda o risco eminente dos produtos caírem no meio da pista.

 

A PRF/TO informou que carreta também estava com os pneus em péssimo estado de conservação, ou seja, carecas, o que poderia resultar em risco para a segurança do próprio condutor e de outras pessoas que cruzassem com o veículo. A identidade do motorista autuado não foi revelada.

 

Agentes de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) também fiscalizaram a carga e procederam suas respectivas autuações. A suspeita inicial é de que os produtos químicos tenham sido adulterados, o que ainda será investigado.

 

Como as penas previstas para crimes desta natureza costumam ser inferiores há 4 anos de reclusão, o motorista, apesar de ter sido indiciado, teve uma fiança estipulada pela Justiça no valor de R$ 3 mil e poderá responder pelo crime ambiental em liberdade, pelo menos até que o caso seja julgado.

 

Foto: Divulgação/PRF

Suspeita inicial é de que os produtos químicos tenham sido adulterados.