Dados de um balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta sexta-feira (11/01), mostram que o número de acidentes de trânsito nas estradas federais que cortam o Tocantins caiu pelo quinto ano consecutivo. Somente entre os anos de 2017 e 2018 a redução foi de 25%, saindo de 780 registros para 588.

 

A PRF também apurou que entre os anos de 2014 e 2018, com base nas estatísticas de licenciamento de veículos disponibilizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), houve aumento considerável na frota do Estado, com a entrada de pelo menos 150 mil novos veículos.

 

Na avaliação da PRF, mesmo com o aumento da frota, os índices de acidentes continuam caindo, demonstrando que o trabalho de fiscalização, aliado as ações estratégicas e de conscientização, tem dado resultados positivos, já que há também redução do número de feridos e de mortos no período.

 

Vale destacar que apenas no ano passado, a PRF contabilizou mais de 15 mil de autos de infração emitidos durante fiscalizações programadas e de rotina nas estradas que cortam o Estado, além de quase 5 mil flagrantes de excesso de velocidade, infração esta que é uma das maiores causas de mortes no trânsito.

 

Acidentes, feridos e vítimas fatais nas estradas federais que cortam o Tocantins: