A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Tocantins emitiram alertas na tarde desta terça-feira (16/10), informado que há previsão de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e raios para todo o Estado nas próximas 72h. Dados coletados pelo Guaraí Notícias indicam que apenas nestas últimas 12 horas já foram registrados mais de 100mm de chuva em Guaraí.

 

Apesar de não ter causado grandes prejuízos na maior parte do Estado, as chuvas já provocaram estragos em várias regiões. Na cidade de Darcinópolis, no Norte do Estado, casas e estabelecimentos comerciais foram destelhados e árvores derrubadas nesta última segunda-feira (15/10). A tempestade, segundo informado, durou pouco mais de 20 minutos. Nenhuma pessoa se feriu.

 

Foto: Divulgação/CPTEC-INPE

Faixa amarela sob o Estado do Tocantins indica risco de tempestades nas próximas 72h.

 

As informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), indicam que o perigo ainda não passou. Conforme apontam os principais modelos climáticos, as próximas 72h serão de tempo severo para os tocantinenses. Há possibilidade inclusive de novos temporais em praticamente todas as regiões do Estado.

  

O alerta informa ainda que as tempestades podem gerar até mesmo chuvas de granizo ou provocar inclusive volumes acima dos 150mm, que equivalem a 150 litros de água por metro quadrado. Em função desta mudança climática, a população deve permanecer em atenção, adotando medidas de segurança que possibilitem a minimização dos impactos que por ventura venham a ser gerados.

 

Recomendações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros:

 

- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios: pequenas construções não protegidas, celeiros, tendas, barracos, etc;

- Evite estruturas altas, tais como torres de linhas telefônica e de energia elétrica;

- Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras e estacionamentos;

- Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;

- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

- Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;

- Evite a utilização de veículos sem capota: tratores, motocicletas, bicicletas, entre outros;

- Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

- Muita atenção com cabos ou fios elétricos soltos;

- Evite o contato com qualquer objeto metálico;

- Evite falar ao telefone, seja ele fixo ou móvel;

- Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;

 

Em caso de acidente relacionado a fenômenos meteorológicos, acione imediatamente a Defesa Civil Estadual pelo telefone 199 ou ligue para o Corpo de Bombeiros na central 193.