Os moradores da comunidade rural Beira do Rio em Guaraí foram beneficiados neste último domingo (08/04), com a entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal Euclides da Cunha. Orçada em pouco mais de R$ 130 mil, as obras foram iniciadas em janeiro deste ano, lembrando que a unidade escolar é municipal, mas funciona também como uma extensão da rede estadual.

 

A entrega da obra integra a programação das comemorações do 48º aniversário de Guaraí, celebrado oficialmente no dia 11 de abril. A prefeita Professora Lires Ferneda (PSDB) e o secretário municipal de Educação, Professor Sebastião Mendes, também estiveram no local. Todo o investimento nas obras teria sido bancado com recursos dos cofres do próprio do município.

 

As obras incluíram a construção de duas novas salas de aula, um refeitório, além de reformas nos banheiros, na rede elétrica e na estrutura predial (pintura, telhado, forro, portas e janelas). Mais de 130 estudantes estão matriculados na unidade de ensino e a expectativa é que a partir de agora novas matrículas possam ser recebidas, inclusive na formação de adultos.

 

Há quase 30 anos a comunidade esperava por uma reforma como esta. Mesmo com uma estrutura precária e inadequada, a unidade de ensino foi reconhecida em nível estadual por ter aprovado 100% dos alunos do 3º ano em vestibulares da região. A façanha conquistada pelos estudantes foi pauta de uma reportagem publicada no Guaraí Notícias no ano passado (REVEJA AQUI).

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Registro fotográfico mostra o antes e o depois da reforma na Escola Municipal Euclides da Cunha.