A Câmara de Vereadores de Guaraí deve começar a estudar ainda neste mês de agosto um projeto de lei, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que pretende oferecer gratificação financeira para os mais de 60 docentes que atuam como regentes, ou seja, ministrando disciplinas nas escolas da rede municipal.

 

A proposta, protocolada na última sexta-feira (09/08), não prevê o valor exato da gratificação, que será definida somente após aprovação, por meio da realização de estudos técnicos. Apesar da indefinição sobre o valor real, a ideia da gestão municipal é de que a futura lei sirva de estímulo para quem se dedica a função.

 

De acordo com as informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Guaraí, o pagamento das gratificações regenciais, assim que aprovado pelos vereadores, utilizará recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

 

A prioridade da categoria

 

Procurada, a presidente do sindicato que representa os educadores municipais, Iolanda Bastos, disse que a categoria vai acompanhar a tramitação do projeto. A representante enfatizou ainda que há uma negociação em curso, fruto de acordo firmado em maio passado e que está é a pauta prioritária do momento.

 

O tamanho da rede municipal de educação em Guaraí

 

Existem atualmente cerca de 400 servidores que atuam na rede municipal de educação de Guaraí, incluindo estagiários, administrativos, além de ocupantes de funções em sala de aula (professores e auxiliares), sendo que quase metade não é concursada. Esta força de trabalho serve atualmente 2.300 alunos em 8 escolas.