Após anos sonhando, a comunidade do Setor Pestana em Guaraí pôde finalmente comemorar, nesta sexta-feira (23/08), a aguardada inauguração da horta comunitária “Vó Alzira”. O espaço, orçado em R$ 18,8 mil, está em pleno funcionamento nos fundos do terreno de uma escola da rede municipal.

 

No total, foram preparados 27 terrenos, cada um deles com seis canteiros. As famílias beneficiadas residem no próprio bairro. A instalação da mais nova horta comunitária de Guaraí também teve o apoio da empresa FOCOAGRO, que doou tambores para o armazenamento da água, extraída de um poço artesiano.

 

Foto: Prefeitura de Guaraí

Horta vai beneficiar 27 famílias do Setor Pestana, selecionadas para ocupar o espaço e produzir alimentos.

 

O nome da horta homenageia a senhora Alzira Bezerra de Lira, moradora pioneira do Setor Pestana, falecida aos 86 anos de idade em 2017. O projeto que originou a homenagem é de autoria do vereador Donizeth Medeiros (PODEMOS), sancionado pela prefeita Professora Lires Ferneda (PSDB).

 

“O sentimento é de agradecimento, pois além da homenagem, a iniciativa da instalação da horta melhora a qualidade de vida da população e gera alternativa de renda para os moradores beneficiados”, destacou o presidente da Associação Comunitária de Moradores do Setor Pestana, o servidor público Luiz Borges. 

 

“Hortas comunitárias fazem parte do nosso plano de governo e felizmente conseguimos aplicar este recurso na viabilização do projeto. Acredito que o novo espaço vai tirar as 27 famílias atendidas da necessidade do assistencialismo, colocando-as no protagonismo produtivo”, destacou a prefeita de Guaraí.