Durante reunião realizada nesta última quinta-feira (17/10), a Prefeitura de Guaraí negociou um acordo para o pagamento de incentivos financeiros retroativos dos 51 agentes de saúde que atuam no município. A negociação foi intermediada pelo vereador Mikéias Feitosa (PL), depois de representantes da classe terem ido até a Câmara de Vereadores reclamar da falta de diálogo.

 

O incentivo em questão, que funciona como uma espécie de 14º salário, é garantido por legislações específicas e repassado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o informado pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Guaraí, o debito com os profissionais do município seria relativo ao período de 2009 a 2012. No total, cada profissional tem direito a receber R$ 4,5 mil.

 

Parte dos servidores que atuam na função e se sentiam prejudicados, chegaram a mover ação na Justiça para tentar receber o recurso, processo que agora deve ser encerrado. A negociação prevê o pagamento do débito em três vezes. A primeira parcela, ainda segundo informado pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Guaraí, será paga em 15/11 e as demais em 15/12 e 15/01/2020.

 

No último dia 10/10, durante sessão realizada na Câmara de Vereadores, representantes da categoria cobraram dialogo para negociação do direito. Na época, os profissionais também reclamaram que os valores referentes ao ano de 2018 haviam sido pagos apenas em agosto de 2019. A gestão atribuiu o atraso a um problema de ordem técnica, que demandou tempo até sua solução.