A Prefeitura de Guaraí decretou situação de emergência em todas as áreas afetadas pelas intensas chuvas que caíram no território do município durante os últimos dias, provocando inclusive a interdição de vias. O Decreto, válido por 180 dias, pode ser prorrogado uma única vez. Ele consta na edição extraordinária do Diário Oficial do Município, publicada na tarde desta quinta-feira, 20 de março.
Segundo informado pela assessoria de comunicação do município, além da interdição de vias na zona rural, as chuvas também provocaram à interdição da rodovia Federal BR-153 em dois pontos próximos ao perímetro urbano. Com a situação de emergência, o município acredita que poderá mobilizar de maneira mais ágil equipes e recursos para auxiliar a população e restaurar os danos.
Vale ressaltar que as condições climáticas indicam possibilidade de mais chuvas nos próximos dias. A Defesa Civil segue monitorando os pontos críticos e recomenda que motoristas e pedestres redobrem a atenção em áreas de risco. A grande preocupação é em relação ao trecho próximo do antigo Posto Fiscal, onde o asfalto cedeu e existe o risco de uma represa de grande porte romper.
Principais impactos do desastre
- Rodovias afetadas: A BR-153 foi parcialmente liberada no sistema Pare/Siga, mas continua com restrições devido aos riscos estruturais.
- Áreas alagadas: Diversos pontos na zona urbana e rural sofreram com enchentes, colocando em risco moradores e propriedades.
- Danos à infraestrutura: Por conta da interdição da BR-153, acessos no perímetro urbano e zona rural são impactados pelo aumento do fluxo de veículos.
Medidas que o decreto prevê
- Ação imediata dos órgãos municipais para apoio aos moradores afetados.
- Convocação de voluntários para ações de resposta e assistência.
- Campanhas de arrecadação de recursos para ajudar as famílias atingidas.
- Entrada em propriedades privadas para socorro e evacuação em caso de risco.
- Realização de contratações emergenciais e sem necessidade de licitação.