Diante da ameaça provocada pela pandemia global do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, afirma ter investido mais de R$ 55 mil na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) para serem utilizados nos postos de saúde da cidade.

 

Apesar das dificuldades em encontrar fornecedores que possuam materiais em estoque, o município recebeu recentemente um lote com 300 máscaras N95, 2.500 aventais, 300 macacões impermeáveis, 30 viseiras faciais, além de 30 protetores solares, entre outros itens necessários para atender as demandas.

 

“As primeiras compras foram feitas com recursos próprios. Vamos continuar empenhados para atender os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate desta pandemia em nossas unidades básicas de saúde, oferecendo o suporte e a proteção necessária, argumenta a prefeita Lires Ferneda (PSDB).

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Foto mostra parte do estoque de EPI´s adquiridos para o combate da Covid-19 em Guaraí.

 

Reclamação dos enfermeiros

 

No último dia 27/03, após episódio ocorrido em grupo de WhatsApp de servidores, enfermeiros do município relataram ter sofrido ameaça depois de solicitarem mais EPI´s no combate da Covid-19. O episódio teria gerado inclusive uma nota de repúdio direcionada a secretária Marlene Sandri (veja aqui).