O atual prefeito da cidade de Curionópolis, Adonei Aguiar (DEM), esteve em Guaraí na tarde desta quarta-feira (06/03), oportunidade em que concedeu uma entrevista ao programa Guaraí Notícias da Rádio Ativa FM (87,9MHz), dando detalhes sobre a possibilidade de retorno da exploração de ouro na região do distrito de Serra Pelada, local que já foi o maior garimpo a céu aberto do mundo.

 

Adonei, que é guaraiense de nascimento e estava na cidade visitando familiares, atendeu um convite do programa para falar sobre o assunto. Ele compareceu aos estúdios da emissora, acompanhado da esposa Verônica, 1ª dama e atual secretária municipal de Planejamento e Gestão, juntamente com o amigo de infância e vereador pela cidade de Guaraí, José Bonfim (DEM).

 

Foto: Divulgação/Internet

Serra Pelada, distrito da cidade Curionópolis, situada no interior do Estado do Pará, já foi no passado o maior garimpo à céu aberto do mundo.

 

Conforme relatado pelo gestor, houve uma reunião há poucos dias com representantes da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP) e investidores de um grupo canadense que demonstrou interesse em retomar a exploração mecanizada de ouro na região. Atualmente a COOMIGASP representa mais de 35 mil garimpeiros de todo o país.

 

“O empreendimento foi paralisado em 2012, já na fase final de implantação. Após 6 anos, temos novamente a oportunidade da extração mecanizada do ouro de Serra Pelada, por meio de uma nova parceria, desta vez com a empresa Annapurna, que está adquirindo as ações da antiga parceira da COOMIGASP, a multinacional Colossus, também sediada no Canadá”, explicou Adonei.

 

Adonei explicou que durante a reunião ficou acertado ainda o compromisso formal do governo municipal, juntamente com a cooperativa de mineradores e os investidores para a elaboração de estudos técnicos que demonstrem a viabilidade da extração mecanizada na área, sonho antigo de todos os garimpeiros associados que vivem na região ou estão espalhados pelo país.