Por meio de um informe técnico, divulgado nesta terça-feira (20/08), a Secretaria de Saúde de Guaraí comunicou que conseguiu liberação junto ao Ministério da Saúde, visando a oferta de imunização contra difteria, tétano e coqueluche, por meio da ministração de doses da vacina DTP acelular até o dia 30 de agosto.

 

A DTP, conhecida também como Tríplice Bacteriana, integra o calendário nacional de imunizações e costuma ser aplicada a partir dos 15 meses de vida. Apesar disso, estudos técnicos recentes demostram que a imunização deve ser reforçada na fase adulta, 12 a 15 anos após a ministração das primeiras doses.

 

Desde 2014 a imunização também é ofertada para grávidas, lembrando que as organizações internacionais de saúde recomendam que a ministração seja efetivada entre a 27ª e a 36ª de gestação ou conforme recomendação médica, visando a proteção do feto, sendo a dose repetida a cada nova gestação.

 

Difteria

 

A difteria, também conhecida como "crupe", é uma doença transmissível aguda, causada por bactéria, que se aloja principalmente nas amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, em outras mucosas do corpo, além da pele. Se não tradada rapidamente, a doença pode levar a morte em poucos dias.

 

Tétano

 

O tétano é uma infecção bacteriana transmitida através de feridas abertas no corpo. A doença produz uma espécie de veneno, causando espasmos musculares intensos. Sem tratamento, uma em cada quatro pessoas infectadas morrem. A taxa de mortalidade em recém-nascidos é ainda mais elevada.

 

Coqueluche

 

Coqueluche é uma doença respiratória altamente contagiosa. É geralmente marcada por uma tosse severa e seca, seguida por uma ingestão aguda de ar que soa como "grito”. Mortes associadas à coqueluche são raras, mas podem acontecer principalmente em bebês e crianças não imunizadas ao longo da vida.