Nos últimos dias têm sido frequentes os relatos de moradores de Guaraí e região que contraíram conjuntivite. Pelas redes sociais a população comenta em relação ao desconforto causado pela infecção. Apesar de não haver dados oficiais publicados, os atendimentos na rede de saúde local tem sido maiores neste início de ano. A recomendação geral é de que a população tome alguns cuidados para evitar a contaminação e a propagação da enfermidade.

 

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Ela pode ser causada por bactérias, reações alérgicas ou adquirida por meio de um vírus, sendo que neste último caso é contagiosa e transmitida pelo contato direto com pessoas infectadas. Normalmente a infecção dura de 5 a 7 dias. Tirando o desconforto, a doença não deixa sequelas.

 

Para especialistas que lidam diariamente com a doença, o controle da infecção é praticamente impossível. Não há também um tratamento específico para conjuntivite viral. Para diminuir os sintomas e o desconforto pode-se utilizar na verdade alguns paliativos, incluindo soro fisiológico gelado e compressas sobre as pálpebras, além de colírios lubrificantes e lágrimas artificiais. Outra dica é limpar com frequência os olhos, para evitar que as secreções acumulem.

 

Para quem não contraiu o vírus ou pretende evitar que a contaminação se espalhe, a dica da maior parte dos especialistas é evitar o contato direto com pessoas infectadas e com objetos que tenham sido tocados por estas pessoas. Vale reforçar que a automedição pode piorar os sintomas, por isso, para um diagnóstico e tratamento precisos, procure um especialista em oftalmologia ou vá até o posto de saúde mais próximo de sua casa.