Moradores, comerciantes e trabalhadores têm classificado como sendo uma espécie de “Cracolândia” a área em frente à Secretaria Municipal de Saúde em Guaraí (Av. Goiás). Flagrantes mostram usuários consumindo drogas e pessoas em situação de rua no local, inclusive em plena luz do dia, alterando a dinâmica da comunidade, que cobra uma atenção maior por parte do Poder Público.

 

A situação vem afetando diretamente a rotina de quem trabalha ou circula pela região, próxima do Terminal Rodoviário e do Hospital Regional. Relatos apontam consumo de drogas a céu aberto, além da permanência contínua de usuários e abordagens insistentes a frequentadores de comércios em ambientes públicos, gerando constrangimentos e medo por conta da insegurança cotidiana.

 

Segundo moradores, episódios de furtos e violência se tornaram recorrentes. O cenário demonstra que o problema deixou de ser pontual e passou a ter caráter permanente. “Já vi usuários fazendo sexo ou suas necessidades no meio da rua. Se para um adulto estas cenas são fortes, imagina para crianças. É preciso que alguma atitude seja tomada”, cobra uma moradora mãe de dois filhos pequenos.

 

O pedido é direcionado para autoridades nas áreas de Assistência Social, Saúde e Segurança, cobrando a adoção de medidas urgentes, inclusive pela via judicial, se necessário. “Guaraí não pode normalizar o uso de drogas em vias públicas nem permitir estes territórios sejam abandonados pelo Estado. O silêncio já não é mais uma opção”, destaca um dos comerciantes afetados pela situação.