Uma sequência de desaparecimentos de pessoas em Guaraí e Pedro Afonso está sendo investigada pela Polícia Civil nas duas cidades. Os casos envolvem normalmente jovens, alguns deles envolvidos com práticas criminosas. No último domingo (17/02), o corpo de uma destas pessoas desaparecidas foi encontrado às margens de uma rodovia Federal, já em avançado estado de decomposição.

 

O primeiro caso de desaparecimento envolve dois jovens que teriam saído de Pedro Afonso no dia 29/01. Igor Pereira Sodré, de 23 anos, mais conhecido como “Igor Pé de Cachorro”, teria sido avistado em Guaraí, acompanhado de um outro rapaz, também desaparecido, identificado apenas como “K13”. Os dois vieram até a Guaraí por uma via rural, conhecida na região como “estrada do calcário”.

 

Foto: Divulgação

Igor saiu de Pedro Afonso com um amigo identificado apenas como "K13"; Os dois estão desaparecidos desde 29/01 e foram vistos em Guaraí.

 

Outros dois jovens desaparecidos são João Vitor Cavalcante, de 16 anos e Daniel de Sousa Araújo, de 19 anos. Os dois teriam sido vistos pela última vez no centro da cidade de Pedro Afonso, por volta das 21h40min do dia 14/02. Eles teriam saíram da cidade com destino ao município de Guaraí. Os dois estavam em uma moto. Familiares não souberam informar o que eles fariam em Guaraí.

 

Foto: Divulgação

João Vitor e Daniel foram vistos em Pedro Afonso e teriam pegado a estrada com destino à Guaraí na noite de 14/02.

 

Um dos desaparecidos, localizado sem vida foi Jailson Alves de Oliveira, de 40 anos, conhecido como “Careca”. O corpo de Oliveira, que já possuía passagem por tráfico, foi encontrado amordaçado e com sinais de espancamento, além de um tiro na cabeça. A jovem Creusa de Sousa Barbosa, de 19 anos, que teria saído de casa acompanhada de Jailson no dia 14/02, continua desaparecida.

 

Foto: Divulgação

 

Jailson foi encontrado morto às margens de uma rodovia e Creuza continua desaparecida; os dois saíram de Guaraí dia 14/02.

 

Quase 900 desaparecidos no Tocantins

 

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) indicam que quase 900 pessoas desapareceram no Tocantins durante os últimos 4 anos. As estatísticas mostram que o ano com maior número de registros do tipo foi 2017, seguindo por 2016 e 2018, lembrando que cada caso tem suas particularidades e nem todos os desparecimentos envolvem necessariamente algum crime.