Um inquérito aberto pela Polícia Civil do Tocantins, por meio da divisão especializada em crimes contra a Administração Pública, investiga a aplicação de uma emenda parlamentar de R$ 200 mil, investida na realização de shows musicais durante a temporada Praia da Barra de Guaraí no ano de 2016.

 

A emenda, de autoria da deputada estadual Amália Santana (PT), teria sido aplicada por uma Organização Não Governamental (ONG) registrada em nome de supostos laranjas. Outros shows realizados no Estado também são investigados. A suspeita é de que o esquema desviou mais de R$ 29 milhões.

 

O nome da operação (ONGs de Papel), iniciada em julho deste ano, faz referência ao fato do esquema ter privilegiado instituições sem fins lucrativos de fachada, ou seja, que possivelmente nunca existiram de fato. As investigações apontam ainda que vários políticos também estariam sendo beneficiados.

 

Temporada Praia da Barra

 

Realizada entre os anos de 2015 e 2016, às margens do Rio Tocantins, a temporada Praia da Barra de Guaraí tinha como objetivo colocar o município no roteiro de praias de rio da região. A maior parte dos investimentos recebidos para a realização da programação veio justamente de emendas parlamentares.