A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de Palmas, com apoio dos Núcleos de Guaraí e Araguaína, deflagrou nesta última segunda-feira (11/03), uma operação buscando identificar fraudes praticadas contra instituições bancárias do Estado.

 

Segundo a Polícia Civil, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Araguaína e Guaraí, resultando ainda na apreensão de uma camionete VW Amarok. Os nomes dos investigados não foram divulgados. O grupo estaria atuando desde 2007, gerando mais de R$ 1 milhão em prejuízos.

 

Batizada de “Operação Prata”, a ação da Polícia Civil faz referência ao posto de combustíveis Rio da Prata, localizado no Centro de Palmas e que atualmente encontra-se desativado. Acreditasse que o estabelecimento, hoje inoperante, tenha sido utilizado para captação fraudulenta de empréstimos bancários.

 

Foto: Divulgação/Polícia Civil do Tocantins

A “Operação Prata” faz referência ao posto de combustíveis Rio da Prata de Palmas, que teria sido utilizado pelo grupo investigado.

 

Segundo o delegado da DEIC Palmas, Dr. Wanderson Chaves de Queiroz, o grupo criava empresas com o objetivo de contrair empréstimos bancários. O delegado explicou que após receberem os recursos das instituições bancárias, estas mesmas empresas eram fechadas e os credores ficavam no prejuízo.

 

As investigações apontam ainda que fornecedores dessas empresas fraudulentas, sobretudo no ramo de combustíveis, também foram lesados, não recebendo o pagamento pelas mercadorias negociadas. A pedido da Polícia Civil, a Justiça também autorizou o bloqueio de bens de alguns dos investigados.

 

A expectativa é de que novas ações desta mesma operação sejam realizadas nos próximos meses: “Esta é apenas a primeira fase das investigações, sendo que mais falsários e supostas empresas de fachada também estão sendo investigadas”, ressaltou Dr. Wanderson, delegado responsável pelo caso.

 

Foto: Divulgação/Polícia Civil do Tocantins

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Araguaína e Guaraí, resultando ainda na apreensão de uma camionete VW Amarok.