A 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Guaraí promoveu na tarde desta última sexta-feira (03/08), a devolução de cinco celulares que haviam sido subtraídos no município. Os aparelhos foram restituídos aos legítimos proprietários, depois de finalizadas as investigações relativas aos crimes.

 

Os procedimentos de investigação que proporcionaram a recuperação dos aparelhos também responsabilizaram os autores dos furtos e roubos. Em alguns casos, a Polícia Civil identificou ainda receptadores, que adquiriram os bens e serão igualmente processados criminalmente, conforme a legislação penal.

 

Furto, roubo e receptação

 

Os crimes de furto e roubo estão tipificados nos artigos 155 e 157 do Código Penal. No caso do furto (155), onde a vítima tem o seu bem subtraído sem o uso de força ou ameaça, as penas variam de 1 a 4 anos de prisão. No crime de roubo (157), quando há uso de ameaça ou força, a pena pode passar de 10 anos.

 

Já o crime de receptação está descrito no artigo 180 do Código Penal. As penas para quem for pego adquirindo bens de origem ilícita podem até ser iguais às do crime de furto. No caso do acusado saber a origem do bem, ou seja, ter conhecimento de que é produto de roubo ou furto, a pena pode ser aumentada.

 

Orientação da Polícia Civil

 

A Polícia Civil orienta que as pessoas jamais comprem objetos sem o conhecimento da origem, principalmente telefones celulares, já que o risco de responsabilização pelo crime de receptação é grande. Uma opção segura é comprar tais equipamentos em lojas físicas ou sites de confiança da internet.

 

Outra orientação importante é de que na hora de comprar qualquer bem ou produto o cliente exija sempre a nota fiscal. Em caso de furto ou roubo, a vítima deve procurar a Polícia Civil e registrar um boletim de ocorrência. Quanto mais rápido este registro for efetivado, maiores são as chances de recuperação.

 

Roubo e furto de celulares no Brasil

 

Dados do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SINDITELEBRASIL), divulgados no final do ano passado, apontam que mais de 9,5 milhões de celulares foram bloqueados nos últimos 17 anos em todo o país, a maioria por consequência de furtos e roubos.

 

Além do bloqueio do aparelho, uma alternativa para as vítimas de roubos e furtos de celulares é a possibilidade de instalar nos aparelhos aplicativos de rastreamento. Estes softwares podem facilitar a localização do celular, sendo que a maioria deles é disponibilizado de forma gratuita na internet.