A Polícia Civil de Guaraí está investigando a atuação de grupos criados por meio da rede social Instagram, supostamente utilizados para espalhar mensagens difamatórias e conteúdos considerados ofensivos. Nos últimos dias, mais de vinte pessoas registraram boletins de ocorrência no município, que também estão sendo investigados por um grupo especializado da própria Polícia Civil.

 

De acordo com as informações repassadas pelo delegado regional da Polícia Civil de Guaraí, Dr. Adriano Carrasco dos Santos, pelo menos 15 vítimas já foram identificadas. O delegado explicou ainda que a maior parte dos grupos criados na rede social Instagram contam com a participação de adolescentes, que tem usado a ferramenta para atingir a honra de pessoas da comunidade.

 

“Até o momento identificamos pelo menos quatro grupos criados com a finalidade de espalhar conteúdos difamatórios. Na maioria dos casos parte os envolvidos são adolescentes de classe média, mas também existem adultos participando destes grupos. Solicitamos apoio da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Cibernéticos de Palmas, que está prestando apoio”, explicou Carrasco.

 

Um dos primeiros grupos a ser investigado, intitulado “Esbagaça Guaraí”, teria dado origem ao que o delegado chamou de “modinha da ilegalidade”. Além deste espaço já identificado, a Polícia também apura o envolvimento de participantes dos grupos “Descubra”, “Dix dos dix” e “Dix dos plays”, todos, segundo indicam as investigações, usados para espalhar mensagens difamatórias.

 

“Estas pessoas que estão usando a internet para espalhar conteúdos difamatórios, mesmo que sejam adolescentes, podem ser responsabilizadas. O que parece ser apenas uma brincadeira, não pode ultrapassar os limites da legalidade. Nosso código penal prevê diversas sanções nestes casos, que vão desde penas alternativas, podendo resultar até mesmo em prisão”, argumenta Carrasco.