Quase 40 pessoas foram presas em várias cidades do Tocantins nesta última sexta-feira (27/04), durante uma megaoperação da Polícia Civil do Estado. 350 agentes de 13 delegacias regionais estavam envolvidos nos trabalhos, visando o cumprimento de mandados de prisão preventiva, temporária, além de prisões em flagrante. Alguns dos presos foram capturados em Guaraí.

 

Intitulada de “Operação Tiradentes”, a ação é coordenada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/TO). As 13 delegacias regionais envolvidas estão nos municípios de Alvorada, Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Gurupi, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional, Tocantinópolis, além de Guaraí.

 

"Todos os anos megaoperações como esta são empreendidas pelo menos duas ou três vezes, principalmente quando há muitos mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário, de modo a otimizar o cumprimento destas ordens judiciais, proporcionando ainda uma maior sensação de segurança à população", explicou o delegado Marcio Girotto Vilela, diretor de polícia do interior.

 

Além das quase 40 prisões já cumpridas, foram apreendidas cerca de 20 armas de fogo, vários veículos de utilização criminosa, além de uma grande quantidade de drogas. O nome “Tiradentes” é uma homenagem ao patrono das policiais brasileiras, o mártir e inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, líder de um dos primeiros grupos que lutou pela independência do Brasil no século 18.

 

Foto: Polícia Civil do Tocantins

Agentes da Delegacia Regional de Guaraí também cumpriram várias prisões durante os trabalhos da operação.