Cerca de 6,6 mil policiais civis de todos os estados do país realizaram uma operação integrada nesta última sexta-feira (24/08), que resultou na prisão de mais de 1.000 suspeitos de cometerem crimes diversos. No Tocantins, a ação ocorreu nas 13 regionais, incluindo a de Guaraí, onde foram presas duas pessoas, em cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça.

 

Denominada “Operação Cronos”, a iniciativa foi coordenada pelo Ministério da Segurança Pública, tendo sido definida ainda em julho deste ano, durante uma reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil. Segundo o Ministro Raul Jungmann, a operação é uma amostra de como funcionará o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), criado após a sanção da Lei Nº 13.675/2018.

 

Os presos em Guaraí foram José Magno Oliveira Sousa, de 20 anos e Katriny Moreira Nunes, de 23 anos. José Magno responde pelo crime de receptação dolosa e foi detido com um veículo VW Gol clonado, portando ainda porções de maconha. Katriny é acusada de tráfico de drogas e responde a um processo criminal no município de Pedro Afonso, para onde inclusive foi recambiada.

 

Além das prisões em Guaraí, um dos objetivos centrais da ação integrada era o de enquadrar autores de feminicídios e homicídios. A escolha do nome da operação faz referência a um dos titãs. Na mitologia grega, Cronos, pai de Zeus, era também o rei dos titãs, senhor do tempo, que decidia até quando cada um poderia viver, assim como fazem aqueles que tiram a vida de outras pessoas.

 

Foto: Divulgação/Polícia Civil do Tocantins

José Magno e Katriny foram presos em cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça.

 

Foto: Divulgação/Polícia Civil do Tocantins

Sob a posse de José Magno a Polícia Civil encontrou ainda porções de maconha e um veículo VW Gol clonado.