A Polícia Civil do Tocantins cumpriu nesta segunda-feira (03/02), mais precisamente em 8 cidades do Estado e na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 29 mandados de prisão e outros 29 mandados de busca e apreensão. O trabalho integra a operação “Praetorium Minati”, que visa combater uma facção criminosa suspeita de ameaçar um juiz da capital tocantinense.

 

No Tocantins, a operação foi realizada nas cidades de Palmas, Paraíso do Tocantins, Guaraí, Tocantinópolis, Colinas do Tocantins, Oliveira de Fátima, Arraias e Nova Rosalândia. No Mato Grosso do Sul, um dos mandados de prisão teria sido cumprido no Presídio Masculino de Campo Grande. O nome “Praetorium Minati” deriva do Latim e faz alusão ao termo Ameaça ao Judiciário.

 

Segundo o delegado Eduardo de Menezes, responsável pela operação, uma carta encontrada na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas, no mês de janeiro de 2018, motivou a investigação. “Chamou a atenção uma ameaça clara a um magistrado (juiz). Isso está visível no texto, como também em alguns diálogos decorrentes de gravações autorizadas pela Justiça”, explicou Menezes.

 

A Polícia Civil acredita que mais de 500 pessoas integrem a facção criminosa. “O grupo é tão organizado que chega a fazer teleconferências. Em um dos diálogos identificados, os suspeitos falam em comercialização de drogas na Praia da Graciosa. E em outro, falam da venda de cocaína pura, que possui maior valor aquisitivo”, afirmou o delegado responsável pela investigação.