A Polícia Civil encaminhou nota para a imprensa nesta última quarta-feira (09/01), alertando a população sobre mais um golpe que tem feito muitas vítimas no Tocantins. Segundo informado, falsos representantes do “Luz Para Todos” estariam cobrando valores financeiros de donos de propriedades rurais, com a promessa de beneficia-los por meio do programa criado pelo Governo Federal.

 

De acordo com a Polícia Civil do Tocantins, os falsos representantes do programa estariam entrando em contato com vítimas que possuem o perfil de beneficiários potenciais do programa e cobrando valores para que o serviço beneficie suas respectivas propriedades ainda não atendidas. Vítimas já teriam sido identificadas em várias cidades do Estado, especialmente no interior.

 

Durante as investigações, comandadas pela Delegacia Especializada na Repressão a Crimes Praticados contra Concessionárias de Serviços Públicos (DERFAE), os investigadores interceptaram mensagens onde os golpistas conversam com uma das vítimas, que após efetuar parte do pagamento, não conseguiu mais qualquer tipo de contato com o falso representante.

 

“É muito importante que a população, sobretudo a da zona rural do Tocantins, tenha ciência de que esta prática criminosa está acontecendo no Estado, para que com esse conhecimento, possam assim evitar prejuízos”, ressalta o delegado da DERFAE, Dr. Elírio Putton Júnior. O delegado frisa ainda que as vítimas do golpe devem procurar delegacia mais próxima e registrar a ocorrência.

 

Foto: Divulgação/Polícia Civil do Tocantns

Mensagem interceptada onde os golpistas conversam com uma das vítimas enganadas.

 

O Luz Para Todos:

 

Criado em 2003, o “Luz Para Todos” é formado por um conjunto de medidas públicas que visam levar eletrificação até áreas remotas do país, oferecendo o serviço com tarifas subsidiadas pelos Governo Federal, Estadual e também com incentivos das próprias distribuidoras de energia elétrica. Até dezembro de 2017, mais de 16 milhões de pessoas teriam sido beneficiadas pelo programa.

 

A iniciativa beneficia prioritariamente residentes de área rural que ainda não tenham acesso ao serviço público da energia elétrica, incluindo famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, assentamentos, comunidades indígenas, quilombolas, escolas rurais, postos de saúde rurais e poços de água comunitários instalados no interior.