Dados da Polícia Civil mostram que o número de casos de violência contra mulheres aumentou em Guaraí de 2017 para 2018. Somente no ano passado foram abertos 91 inquéritos para apurar crimes cometidos normalmente por parceiros e ex-parceiros de relacionamento, nove a mais do que no ano anterior.

 

Para o delegado regional da Polícia Civil de Guaraí, Dr. Adriano Carrasco dos Santos, este é um crime muito difícil de se investigar, além de silencioso, já que na maioria dos casos, a vítima convive com o agressor dentro da mesma casa e precisa procurar as autoridades para que a situação possa ser investigada.

 

Apesar das legislações punirem com mais rigor os autores destes crimes, os números evidenciam que violência doméstica ainda está muito presente na sociedade. “Estes são os casos que chegam ao conhecimento da polícia; muitas vítimas ainda sofrem caladas e não denunciam”, explica o delegado Carrasco.

 

Vale destacar que Guaraí possui uma Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM). Ela funciona no complexo local da Polícia Civil e atende ainda toda a região. Os contatos podem ser feitos pelo telefone da unidade regional, que funciona 24 horas por dia - (63) 3464-1943 ou diretamente pelo 3464-1623.

 

As mulheres vítimas de violência ainda podem utilizar outros canais de atendimento como o Disk Direitos Humanos (100) e a Central de Atendimento à Mulher (180). Os telefones são interligados com uma rede de proteção que inclui serviços de saúde, acolhimento e apoio psicológico, disponível em todo o Brasil.

 

Números da violência doméstica contra à mulher em Guaraí:

 

2017: 82 inquéritos abertos, sendo 4 de violência sexual;

2018: 91 inquéritos abertos, sendo 6 de violência sexual;

2019 (até o dia 07/03): 19 inquéritos abertos, nenhum de violência sexual.