Dados divulgados pela Polícia Militar do Tocantins (PM/TO) nesta semana mostram que a corporação já recuperou 1.029 dos 1.344 veículos roubados/furtados em todo o Estado neste ano. De cada três veículos subtraídos ilegalmente, ainda conforme as estatísticas, dois são devolvidos aos seus legítimos proprietários, resultando em um índice de 76,56% de recuperação.

 

A PM/TO atribui o resultado positivo aos investimentos feitos pelo Governo do Estado, especialmente no que tange a realização de treinamentos direcionados aos policiais, qualificados por meio de 20 cursos de identificação veicular. Os treinamentos estariam ocorrendo em parceria com outras forças de segurança e com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/TO).

 

Ainda conforme a PM/TO, O objetivo dos cursos de identificação veicular é o de qualificar os militares, aprimorando a atuação durante abordagens, por meio do desenvolvimento de técnicas de identificação, análise de gravações e simbologias, facilitando assim com que os profissionais possam, nas atividades operacionais diárias, detectar adulterações e outros crimes relacionados.

 

Segundo o próprio DETRAN/TO, atualmente o Estado possui uma frota de 685.757 veículos licenciados (dados contabilizados até 9 de outubro de 2018). Levando-se em conta o quantitativo total de carros, motos, caminhões e utilitários registrados no Tocantins, o índice de furtos e roubos ocorridos até o momento representa apenas 1% dos veículos circulando em todo o território tocantinense.