O 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM), “Batalhão Guará”, realiza desde a última sexta-feira, 05 de dezembro, a 7ª edição da operação “Lobo Protetor”. Em paralelo, também estão sendo realizadas ações alusivas as operações “Boas Festas”, em nível estadual e “Faro”, coordenada pelo Ministério da Justiça.

 

O reforço ostensivo busca garantir a paz e a segurança da população na área de atuação do “Batalhão Guará”, que compreende ainda os municípios de Colméia, Couto Magalhães, Goianorte, Itaporã do Tocantins, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Tupiratins e Tabocão, somando juntos 56.500 habitantes.

 

Esta ação específica vem ocorrendo regularmente desde que o Tenente Coronel Rudson Alves Barbosa assumiu o comando da unidade em janeiro. O militar, que atua a mais de 20 anos na corporação, é o 31º a comandar o “Batalhão Guará” e sucedeu o também Tenente Coronel Márcio Antônio Rodrigues de Carvalho.

 

 

Equipes envolvidas

 

Estão envolvidos na 7ª edição da operação “Lobo Protetor” e nos trabalhos das demais ações de amplitude estadual e nacional realizadas localmente, agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), militares atuantes no próprio Batalhão Guará e o Grupo de Operações com Cães (GOC).

 

Sobre a atuação da PM

 

A Polícia Militar (PM) é responsável por garantir a segurança pública, preservar a ordem e proteger a integridade das pessoas e do patrimônio no Estado. Realiza policiamento ostensivo e preventivo. Atua na repressão de crimes, controle de tumultos, fiscalização de trânsito e ações de defesa civil, entre outras atividades.