A Polícia Militar (PM), por meio de seu Batalhão Ambiental, emitiu um alerta para os tocantinenses a respeito do aumento das aparições de cobras em espaços urbanos do Tocantins, situação que vem se repetindo com uma frequência além do normal durante os primeiros meses do ano. Grande parte das aparições envolvem filhotes, alguns de espécies peçonhentas, que possuem veneno.

 

Para a bióloga Raiany Cruz, o tipo de vegetação e a proximidade de domicílios com áreas de mata, promovem a frequência desses encontros. “No período de chuva são mais comuns os encontros de serpentes dentro de domicílios próximos a vegetação. Nesse período elas saem em busca de novos abrigos e alimentação, além de ser uma época favorável para o nascimento das ninhadas”.

 

Foto: Divulgação/PM-TO

Bióloga Raiany Cruz auxilia no monitoramento de serpentes do Tocantins.

 

De acordo com um estudo da Polícia Militar Ambiental, o Tocantins possui 112 espécies de serpentes. “É muito importante não matar as serpentes, pois elas ajudam no equilíbrio ambiental das espécies, já que são predadoras de roedores, por exemplo. Além disso, é do veneno delas que se extrai o remédio da picada, incluindo ainda outras importantes drogas farmacêuticas”, explica Raiany Cruz.

 

Vale lembrar que os acidentes com cobras podem ser evitados ou minimizados com ações preventivas. Use roupas e calçados apropriados para o campo e trilhas, não coloque a mão diretamente em locais que podem servir de tocas, e tão pouco pegue os animais na natureza, situação que além de ser um crime ambiental, provoca a reação natural da cobra, ou seja, atacar para se defender.