A empresa Pipes confirmou que disponibilizou uma nova balsa para realizar a travessia do Rio Tocantins entre os limites de Guaraí e Itapiratins, suspensa desde 5 de julho, devido ao baixo nível das águas. A embarcação é menor em relação à anterior, acessível apenas para pedestres, caminhões 4x2 (toco) e veículos de pequeno porte, incluindo carros, pick-ups, caminhonetes e motos.

 

Do Centro de Guaraí, seguindo através da rodovia estadual Dioclides Jardim de Oliveira, a TO-431, também chamada de rodovia “Seu Dió”, a distância até a referida balsa é de aproximadamente 65 quilômetros. Na região ainda existe uma pequena comunidade rural de pescadores e agricultores, conhecida como “Beira do Rio”, além de diversas fazendas, especialmente as que produzem grãos.

 

Devido o período de estiagem, que no Tocantins vai de junho até outubro, a vazão dos rios no Estado diminui drasticamente. No caso do Rio Tocantins, bancos de areia gigantescos chegam a se formar e alguns destes locais recebem estrutura para veraneio, atraindo milhares de turistas ávidos por aproveitar as belezas naturais e as diversas programações artísticas, esportivas e culturais.

 

E tem a “Praia da Balsa”

 

Na mesma região onde está a balsa que realiza a travessia de Guaraí para Itapiratins, um destes bancos de areia se formam nesta época do ano, dificultando a navegação. A Prefeitura de Guaraí pretendia realizar temporada de veraneio no local, mas a faixa de areia começou a aparecer somente no fim de junho, inviabilizando o processo de regularização e emissão de licenças.