Iniciadas em setembro do ano passado, as obras de reforma e ampliação da sede da Prefeitura de Guaraí estão em fase final de construção. Nesta semana, uma polêmica em relação ao investimento gerou muitas discussões entre moradores, tudo por conta de um letreiro instalado na fachada do prédio imponente, que ignora o nome oficial do espaço público (Palácio Pacífico Silva).

 

Pioneiro de Guaraí, Pacífico faleceu em 28 de maio de 1998, sendo considerado um dos principais responsáveis pela criação do município. Parte do território, que hoje integra o perímetro urbano, fazia parte de uma fazenda que Silva adquiriu na década de 1950. A lei que oficializa o nome do prédio público foi sancionada em 2008 e desde então estampava, ainda que timidamente, a fachada do local.

 

Foto: Arquivo/Prefeitura de Guaraí (2019)

Nome do imponente prédio da Prefeitura de Guaraí é oficializado desde 2008 como lei.

 

Procurados pelo Guaraí Notícias, familiares do pioneiro disseram ter sido surpreendidos com o letreiro que ignora o nome de Pacífico Silva. A situação chamou a atenção de outras autoridades públicas, incluindo o presidente da Câmara de Vereadores e pré-candidato a prefeito, Saboinha Júnior (SD), que cobrou, em ofício enviado para a prefeita Lires Ferneda (MDB), a correção do nome.

 

Apesar da polêmica, a Prefeitura de Guaraí ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, indicando se vai manter o letreiro atual ou substituí-lo. Vale destacar que a lei municipal que institui o nome do prédio público não específica claramente a necessidade de que ele seja estampado na fachada, apesar de muitas pessoas entenderem que este é um sinal de respeito ao homenageado.

 

Foto: Divulgação/Arquivo Familiar

Registro durante a comemoração dos 80 anos do pioneiro, comemorados em 1992.