“O conhecimento exige reinvenção”, já dizia o educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Foi justamente este pensamento que moveu um pioneiro guaraiense a enfrentar os bancos de uma universidade na experiência dos seus 75 anos de vida, como calouro do curso de Engenharia Civil.

 

Seu Werciley de Lima, que vive há 46 anos em Guaraí, atua no ramo de marmoraria, juntamente com vários familiares. Ele decidiu ingressar no ensino superior por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), depois de realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), matriculando-se no recém-criado curso da Faculdade Guaraí (IESC/FAG).

 

Provando que nunca é tarde para começar, o calouro, que mesmo sem formação, dedicou boa parte de sua vida à área de atuação, reconheceu que a experiência adquirida com a prática do dia-a-dia deve ser agregada a teoria das disciplinas do curso. “Acredito que a parte teórica é muito importante e vou tentar aprender o máximo que puder, estou muito animado”, disse estudante novato.

 

Fugindo do estereótipo clássico de universitário, que normalmente possui entre 18 e 30 anos, Seu Werciley, que escolheu viver com a família em uma Guaraí que ainda começava a surgir, mostra mais uma vez sua vocação como pioneiro, abrindo portas para um público que ainda tem muito a compartilhar e principalmente a produzir, uma inspiração que vale a pena ser compartilhada.