Faleceu em Palmas na noite desta última segunda-feira (19/08), vítima de parada cardíaca, o senhor Artur Pessoa da Silva, de 87 anos. Patriarca de uma das famílias mais tradicionais de Guaraí, “Seu Artur Pessoa”, como era mais conhecido, foi um dos pioneiros do município, onde residia desde o ano de 1962.

 

O pioneiro, que já estava internado há alguns dias na capital do Estado, com a saúde debilitada, é avó do atual secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças de Guaraí, Raimundo Pessoa e bisavô do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores da cidade, Mikéias Feitosa.

 

Foto: Arquivo Familiar

Seu Artur Pessoa e sua esposa Dona Genésia, pioneiros de Guaraí.

 

Nascido em Baixão do Ribeiro-PI, Seu Artur Pessoa era casado com Dona Genésia, com quem teve 13 filhos, além de uma centena de netos, bisnetos e tataranetos. Quando chegou em Guaraí nos anos 60, adquiriu uma propriedade de terras onde atualmente estão os bairros Setor Planalto e Jardim Brasília.

 

Em notas oficiais, tanto a Câmara de Vereadores como a Prefeitura de Guaraí manifestaram pesar pelo falecimento do pioneiro. De acordo com as assessorias de ambas as casas, Seu Artur Pessoa possui grande importância para a história do município, que ajudou a construir com seu trabalho e dedicação.

 

Churrasco para os caminhoneiros:

 

Foto: Guaraí Notícias/Arquivo

Durante a greve nacional dos caminhoneiros no passado, Seu Artur Pessoa ofereceu um churrasco para agradecer categoria.

 

Em maio de 2018, durante uma das maiores paralisações nacionais envolvendo caminhoneiros autônomos já registradas no Brasil, Seu Artur Pessoa patrocinou um churrasco para os motoristas que estacionavam seus caminhões em frente à sua casa, como forma de agradecimento pela luta que a classe encabeçava.