Idosos, além de gestantes e pessoas com comorbidades, que são integrantes do grupo de risco para complicações da Covid-19, incluindo ainda policiais e servidores municipais, vão ter acesso ao teste rápido para Covid19, fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde em Guaraí, a partir da próxima semana.

 

Desde o mês passado, servidores municipais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia vêm passando por testagem e agora o procedimento será estendido para outros grupos. O município investiu R$ 110 mil na aquisição de 5 mil testes rápidos, por meio de recursos oriundos do Governo Federal.

 

De acordo com a secretária interina responsável pela pasta da saúde em Guaraí, Geórgia Cecconello, a previsão é de que sejam adquiridos mais 3 mil testes rápidos, além dos que já foram comprados, permitindo um diagnóstico rápido e possibilitando ainda mais chances para o tratamento precoce da doença.

 

A ampliação da testagem em Guaraí foi autorizada pelo Conselho Municipal de Saúde. O teste rápido utilizado pelas equipes de saúde do município pode identificar se a pessoa já teve contato com a Covid-19 e possui anticorpos, se está com a contaminação ativa ou se ainda não teve contato com o vírus.

 

Boletim da Covid-19 em Guaraí (14/09)

 

 

Total de casos: 838 (0 novos)

Recuperados: 672 (80,19%)

Casos ativos: 149 (17,78%)

Hospitalizados: 3 (0,35%)

Óbitos confirmados: 17 (2,02%)

 

Obs.: Os três hospitalizados residentes do município estão internados no Hospital Regional de Guaraí (HRG).