Pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) encontraram uma alternativa para combater o câncer. Conforme recente estudo publicado pela Revista Câncer Research, o Zika Vírus pode ser usado no tratamento de tumores agressivos que afetam o sistema nervoso central.

 

A investigação do uso do vírus no combate ao câncer foi coordenada pela professora Mayana Zatz, ao lado do também professor Oswaldo Keith Okamoto. Ambos compõem o quadro de pesquisadores do Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL).

 

Após injetar pequenas quantidades do Zika no encéfalo de camundongos com estágio avançado de tumores, os cientistas observaram uma redução significativa da massa tumoral e aumento da sobrevida dos animais. Em alguns casos, houve a eliminação completa do tumor e até mesmo de metástases.

 

Esta foi a primeira vez que o estudo utilizou um modelo vivo para testar os resultados. O próximo passo da pesquisa é começar os testes em humanos com dois ou três pacientes que não respondem mais aos tratamentos considerados convencionais e, se a estratégia funcionar, estender para um grupo maior.

 

De acordo com os pesquisadores que assinam a publicação, os resultados sugerem que, no futuro, vários tipos de tumores agressivos do sistema nervoso central poderão ser tratados com algum tipo de abordagem envolvendo o Zika, uma vez que o vírus possui uma afinidade maior pelas células tumorais.