Apenas 9% dos brasileiros dizem ter condições de pagar as despesas sazonais no início do ano com o próprio rendimento, é o que mostra um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O levantamento considera despesas como IPTU, IPVA, material escolar e outros impostos do período.

 

De acordo com a pesquisa, 11% dos entrevistados não costumam fazer planejamento financeiro para pagar tais compromissos neste início de ano. Foram entrevistadas 804 pessoas, de ambos os sexos e acima de 18 anos, de todas as classes sociais, em todas as regiões brasileiras. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.

 

Cresceu, por outro lado, o percentual de consumidores (21%, em 2017, para 31% em 2018) que juntaram dinheiro ao longo do ano passado para arcar com essas despesas típicas do período. Um terço dos entrevistados disse ter guardado ao menos uma parte do 13º salário para cobrir esses gastos, enquanto 24% abriram mão das compras fim de ano para economizar.

 

O levantamento aponta ainda que 19% dos entrevistados fizeram algum bico ou trabalho extra para aumentar a renda e honrar esses compromissos. Muitas famílias, que ainda continuam enfrentando a dificuldade de conseguir colocações no mercado de trabalho, tem optado ainda por abrir seu próprio negócio, especialmente em ramos onde há rápida circulação de dinheiro.