O município de Guaraí não promoverá festa de réveillon com recursos públicos em 2017. A informação foi confirmada pela secretária de Esporte, Juventude e Turismo, Rita Lopes. Este será o 2º ano consecutivo que o Poder Público local opta em não destinar investimentos para as festividades da virada de ano. Em 2015 os recursos que seriam gastos com a festa da virada foram investidos no ano seguinte na reforma de duas escolas da rede municipal

 

Procurada pelo Guaraí Notícias, Rita Lopes informou que a gestão optou por usar os recursos em investimentos considerados mais importantes, mas não soube especificar quais seriam eles. “Não vamos investir em festa pública de réveillon, pois entendemos que o município tem prioridades mais importantes do que esta. Infelizmente os recursos são escassos e precisamos fazer escolhas para aplicação do que temos”, argumentou a gestora.

 

Em 2015, na gestão do ex-prefeito Francisco Júlio (PSD), o Poder Público local optou também por não investir dinheiro público na festa da virada daquele ano. Na época foram economizados pouco mais de R$ 80 mil. O dinheiro foi aplicado na reforma das escolas municipais Leôncio de Sousa Miranda, situada no Setor Pestana e Luís de Camões, sediada no Setor Nova Querência. As obras foram iniciadas e finalizadas em janeiro do ano seguinte.

 

A decisão de não investir na festa pública de réveillon tem sido tomada por muitos municípios brasileiros, além de Guaraí. A justificativa apontada pela maior parte dos gestores esbarra justamente na falta de recursos para este tipo de investimento, mas por trás desta decisão há também recomendações dos próprios Tribunais de Contas dos Estados, que orientam as administrações a evitarem gastos desnecessários com festas e comemorações públicas.