Um comboio militar com várias carretas transportando blindados do Exército foi avistado passando pelo perímetro urbano da BR-153 em Guaraí no início da tarde deste sábado, 09 de agosto. A movimentação tem relação direta com a “Operação Altas”, exercício que reunirá mais de 8 mil solados no extremo Norte do país e busca treinar tropas para lidar com ‘possíveis tensões nesta região’.
Várias pessoas avistaram o comboio e a movimentação vem sendo notada há alguns dias. Cabe ressaltar que, desde o ano passado, tropas estão reforçando a presença na região Norte do país, especialmente no estado de Roraima (RO), que faz fronteira com a Venezuela e Guiana, países sul-americanos que questionam divisas territoriais em uma região que integra a floresta amazônica.
A operação é autorizada pelo Ministério da Defesa do Governo Federal, envolvendo ainda militares da Aeronáutica e Marinha. Os trabalhos ocorrem em três fases: planejamento (já realizada), deslocamento (em andamento) e a execução tática/operacional (a ser realizada). Trata-se de uma iniciativa fundamental para ampliar a capacidade de pronta-resposta em defesa do país.
Entenda esta disputa
A tensão entre Guiana e Venezuela gira em torno da disputa territorial pela região de Essequibo, rica em recursos naturais. A Venezuela reivindica parte deste território há mais de 120 anos, enquanto Guiana mantém soberania, contando com apoio internacional. O impasse, que voltou a se intensificar após a descoberta de grandes reservas de petróleo, gera riscos de conflito armado.