A Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO) realiza entre os dias 29 de julho e 05 de agosto, uma série de mutirões de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de Guaraí (HRGUA). As cirurgias atendem 28 pacientes dos municípios de Centenário, Pedro Afonso, Recursolândia e Guaraí e reforça o compromisso do Governo do Tocantins em garantir o direito à saúde com qualidade e dignidade.
Nos três dias de mobilização serão realizados 9 procedimentos na terça-feira, 29 de julho, 9 no sábado, 02 de agosto e outros 10 no dia 05 de agosto. As cirurgias eletivas, ou seja, agendadas previamente, incluem retiradas de haste, retiradas de placa, ressecção de tumor e tratamento de fraturas de rádio distal. Todas consideradas essenciais para a reabilitação física e funcional dos pacientes.
Um dos beneficiados, Ronaldo Morais da Silva, morador de Recursolândia, comemorou a realização da cirurgia. “Em abril, quando eu estava aguardando essa cirurgia, fizemos solicitação para vários hospitais. Agora deu certo, fui atendido bem rápido. Quando conseguimos fazer a solicitação, logo fui chamado e graças a Deus fui atendido e estou muito satisfeito com o serviço”, destacou.
O diretor-geral do HRGUA, o Administrador Cláudio Reis de Oliveira, mais conhecido como “Claudinho”, destacou a importância da iniciativa. “O mutirão de cirurgias ortopédicas é uma ação estratégica do Governo do Tocantins. Estamos conseguindo diminuir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas, que podem ser essenciais para a recuperação da qualidade de vida do paciente”, finalizou.
Foto: Divulgação/SES/TO
Nos três dias de mobilização serão realizados 9 procedimentos na terça-feira, 29 de julho, 9 no sábado, 02 de agosto e outros 10 no dia 05 de agosto.
Sobre o PAG-Cirúrgico
O Programa de Aprimoramento da Gestão de Cirurgias Eletivas (PAG-Cirúrgico), criado em abril de 2018, possibilita a realização de cirurgias eletivas em unidades hospitalares do Estado, reduzindo filas de espera por cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não são urgentes e podem ser marcadas. A proposta prevê também indenização financeira aos profissionais envolvidos, como forma de valorização.