Teve início na tarde desta quinta-feira, 1º de maio, feriado do “Dia do Trabalhador”, a 3ª edição da operação "Lobo Protetor", em paralelo com a operação "Caminhos Seguros", focada em combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações abrangem toda a área de atuação do 7º Batalhão de Polícia Militar de Guaraí (7º BPM), o “Batalhão Guará”. As edições anteriores da operação "Lobo Protetor" ocorreram em janeiro e março deste ano.
Além de militares atuantes no “Batalhão Guará”, equipes especializadas estão envolvidas nos trabalhos, incluindo as de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM), Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPCHOQUE), além de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Tocantins.
Ressalta-se que a área de atuação do “Batalhão Guará” abrange os municípios de Guaraí (sede), Colméia, Couto Magalhães, Goianorte, Itaporã do Tocantins, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Tupiratins e Tabocão, possuindo uma população estimada de 56,5 mil habitantes, conforme dados oficiais atualizados.
As operações são uma resposta estratégica às necessidades de segurança na região, especialmente neste período de feriado prolongado, onde o número de pessoas e veículos circulando tende a ser maior. A presença policial ostensiva ajuda a inibir comportamentos ilegais e ainda reprimir com força a criminalidade.