Entre 1º e 03 de maio, o 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM), “Batalhão Guará”, realizou a 3ª edição da operação “Lobo Protetor”, intensificando a presença ostensiva na região. Durante o período, concomitante com o feriado prolongado do “Dia do Trabalhador”, quase 500 abordagens foram efetivadas.
A ação contou com o apoio de agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), além de equipes especializadas da PM/TO, incluindo o Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPCHOQUE), Comando de Operações de Divisas (COD) e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM).
Durante o período foram abordados 114 veículos de passeio, 274 motocicletas e 90 pessoas. A operação resultou em 149 autos de infração lavrados, 14 remoções de veículos e 89 testes de alcoolemia, conhecidos como “bafômetro”, sendo aplicados. 10 pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil.
Segundo a corporação, a operação foi uma resposta estratégica às demandas de segurança pública comuns no feriado prolongado, período em que houve aumento no fluxo de veículos e pessoas. A presença reforçada da polícia tem como objetivo inibir condutas ilegais e reprimir a criminalidade de forma eficaz.