O calorão que tem feito em várias regiões do Brasil também está afetando moradores de Guaraí. Conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os próximos dias serão ainda mais quentes, com médias de temperaturas 5º mais elevadas do que as registradas em anos anteriores.

 

A recomendação é para que todos tenham atenção com os efeitos das altas temperaturas, especialmente nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Oeste de Minas Gerais, Norte de São Paulo e Centro-Sul do Tocantins, por onde circula uma das mais intensas ondas de calor registradas em 80 anos.

 

Vale destacar que a exposição aos raios solares nestes dias com temperaturas acima da média representa um risco para a saúde humana, provocando desde ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz e até mesmo mortes, envolvendo em especial crianças, idosos e pessoas com doenças debilitantes.

 

Conforme as previsões indicam, a onda de calor em Guaraí poderá ser aliviada por pancadas de chuva entre 11 e 12/10, com volumes entre 5 e 15 milímetros, o que equivale a 5 ou 10 litros de água por metro quadrado. Apesar disso, as chuvas mais intensas devem começar a ser registradas somente no fim do mês.

 

10 dicas para enfrentar o calorão:

 

1. Beba bastante água;

2. Espalhe toalhas úmidas pela casa;

3. Lave nariz e olhos com regularidade;

4. Use hidratantes para a pele;

5. Use hidratante para os lábios;

6. Evite exposição das 10h às 16h;

7. Use umidificadores de ar á noite;

8. Coma frutas ricas em suco;

9. Use filtro solar, mesmo na sombra;

10. Mantenha a casa sempre limpa.