Imagens de um redemoinho gingante voltaram a ser gravadas em Guaraí na tarde desta segunda-feira (14/09). É a segunda vez que a anomalia é flagrada nos últimos dias. O primeiro registro teria sido feito no último dia 21/08. Em ambos os casos não há relatos de que o fenômeno tenha causado estragos.

 

O vídeo mais recente foi gravado pela educadora e servidora pública Fernnanda Fonseca, de 38 anos. Ela contou que estava levando uma amiga para casa no Setor Jardim Alto Alegre, quando avistou de longe o redemoinho. “Eu parei o carro e comecei a gravar. Era muito alto, fiquei impressionada”, destacou.

 

 

Segundo especialistas em clima, por conta do solo e as camadas mais baixas da atmosfera estarem secas e quentes nesta época do ano, o movimento do ar acaba criando a espiral de poeira. O redemoinho pode ter alguns poucos metros ou atingir alturas gigantescas, dependendo das condições climáticas da região.

 

No Tocantins, principalmente entre agosto e setembro, quando praticamente não chove, o fenômeno é avistado com maior frequência, porém ele também pode ser registrado em outros meses do ano. Há ainda quem associe os redemoinhos a aparições sobrenaturais, incluindo lendas relacionadas ao famoso saci-Pererê.