A equipe de marketing da Prefeitura de Guaraí resolveu testar o talento da gestora Fátima Coelho (União Brasil) em um vídeo institucional para celebrar a marca de um ano da instalação da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Guaraí. Na gravação, repercutida pelas redes sociais nesta terça-feira, 1º de julho, ela aparece lado do vice, Gleidson Bueno (PL) e do secretário de Saúde, Wellington de Sousa Silva, conhecido como “Weltinho”.

 

Deixando de lado a avaliação da interpretação artística dos “atores/gestores”, já que cada um pode ter um ponto de vista particular sobre o assunto, não se pode negar a relevância deste investimento público que saiu do papel após a Prefeitura de Guaraí assumir a construção do prédio e trabalhar para manter as equipes que atuam em regime de plantão, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Foram mais de duas décadas de espera e promessas que nunca se cumpriam.

 

A unidade, que já ultrapassou a marca de 400 atendimentos em 12 meses, foi instalada no Centro da cidade, ao lado da 7ª Companhia Independente dos Bombeiros Militar (7ª CIBM), que também foi construída pela gestão da prefeita reeleita e conta com 11 profissionais, incluindo cinco técnicos de enfermagem, cinco condutores-socorristas e uma coordenadora. O médico socorrista realizará atendimento direto da central regional de regulação que fica em Araguaína.

 

 

Quando acionar o Samu?

 

A regulação do SAMU é feita por um médico que, por telefone, avalia os sintomas relatados, enviando a equipe. Em muitos atendimentos, a ambulância funciona como uma verdadeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, equipada com aparelhos e medicamentos de emergência. A unidade de resgate dos bombeiros também pode atuar nestas mesmas situações, porém seu suporte é diferente, muito mais voltado para conduzir a vítima até a emergência mais próxima.

 

Chame o SAMU se:

 

- Acidentes/traumas com vítimas;

- Choque elétrico;

- Falta de ar intensa;

- Suspeita de infarto ou AVC;

- Afogamento ou engasgo;

- Intoxicação ou queimaduras;

-Trabalho de parto onde haja risco;

- Tentativas de suicídio;

- Urgências psiquiátricas;

- Vítima inconsciente;

- Casos de intoxicação;

- Crises hipertensivas graves;

- Acidentes com produtos perigosos;

- Agressão física com uso de armas;

- Crises convulsivas;

- Outras situações com risco.

 

Contatos do Samu de Guaraí

192 ou (63) 9 9973-9726