O pagamento do abono PIS/PASEP para os trabalhadores nascidos no mês de setembro já está disponível para saque a partir desta quinta-feira (14/09). O benefício é um direito de todos que possuem cadastro no PIS ou PASEP há 5 anos, desde que tenham trabalhado com Carteira de Trabalho assinada pelo menos 30 dias em 2016, recebendo até 2 salários mínimos.

 

Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o valor disponível para saque varia de acordo com a quantidade de tempo trabalhado. Quem esteve empregado formalmente durante o ano todo, por exemplo, vai receber R$ 937,00, montante equivalente a um salário mínimo. Já quem trabalhou apenas um mês, receberá 1/12 dessa quantia, e assim sucessivamente.

 

Ainda conforme o MTE, 24,3 milhões de brasileiros tem direito ao saque do PIS/PASEP ano-base 2016. O calendário de pagamentos foi aberto em julho deste ano. Até o final de agosto, 3,6 milhões de trabalhadores haviam sacado o benefício, o que corresponde a 14,85% do total. O último lote do abono será liberado em março de 2018.

 

Vale ressaltar que existem prazos fixos para saque e quem não retirar o benefício dentro do tempo estipulado perderá o abono. O PIS deve ser resgatado nas agências bancarias da Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas com o uso do Cartão do Cidadão. O abono do PASEP é pago pelo Banco do Brasil, exclusivo para servidores públicos.