Um estudo divulgado nesta quinta-feira (18/01), indica que os últimos três anos (2015, 2016 e 2017) foram os mais quentes já registrados na história. Os dados são da Organização Meteorológica Mundial (OMM), elaborados e coletados em parceria com a NASA e outras cinco agências espaciais. Os indicadores vêm sendo avaliados desde 1.880, ou seja, há 137 anos.

 

2016 continua sendo o mais quente de todos os anos, conforme o estudo, especialmente em função da presença do fenômeno El Niño, que aquece às águas do Oceano Pacífico e influencia diretamente em alterações no restante do planeta, em especial nas américas, que além da seca, acabam enfrentando altas temperaturas durante o período em que o fenômeno está ativo.

 

Mas não é apenas em função dos fenômenos naturais que as temperaturas estão se tornando cada vez mais elevadas. A ação humana continua sendo a maior responsável pelo calorão quase insuportável. Vale ressaltar que dos 20 anos mais quentes já registrados, 17 deles ocorreram no século atual e na maioria deles quando não havia El Niño ativo.

 

A aceleração do aquecimento tem provocado aumento médio anual de 0,46º na temperatura da Terra. Para todos os técnicos e especialistas envolvidos no estudo, os recordes vão continuar a escalada de elevação nos próximos anos. A expectativa é de que estas altas influenciem cada vez mais fenômenos climáticos que provoquem grandes tragédias, incluindo secas e furacões.