123 desparecimentos de pessoas foram registrados no Tocantins até o início deste mês de setembro. Desse total, apenas cinco investigações ainda permanecem em andamento, isso é o que apontam os dados da Delegacia Especializada em Capturas e Desaparecidos (Polinter), ligada a Polícia Civil.

 

Atualmente a Polinter mantém uma página no Facebook, onde divulga informações sobre os casos em acompanhamento. Ao contrário do que muita gente acredita, não é preciso esperar 24h para registrar desaparecimentos. Tais fatos devem ser informados a autoridade policial sempre de maneira imediata.

 

Vale reforçar que até meados do ano passado o Tocantins não possuía uma delegacia especializada em investigar casos de pessoas desaparecidas, lembrando que a maior parte das situações envolve indivíduos que saem de casa por conta própria, porém sem informar seus familiares ou conhecidos próximos.

 

O Tocantins participa também do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), um sistema criado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e integrado a diferentes bases de dados, com base em uma experiência desenvolvida no Estado do Rio de Janeiro.