Equipes das secretarias de Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente de Guaraí iniciam na próxima terça-feira (04/12), as ações relativas a mais um mutirão de combate aos focos do mosquito aedes aegypti no município. Serão várias equipes divididas em diferentes frentes de trabalho, focadas principalmente na limpeza de terrenos baldios e no recolhimento de entulhos em todos os bairros.

 

No ano passado esta ação preventiva contribuiu de forma positiva para a redução dos casos confirmados de doenças transmitidas pelo aedes aegypti, em especial no período que compreende o fim de 2017 e o início de 2018. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram confirmados neste ano apenas 4 casos de Febre Chikungunya, 15 de Dengue em nenhum de Zika Vírus.

 

De acordo com as informações repassadas, serão utilizados durante o mutirão caminhões caçamba e pás carregadeiras, direcionadas para o recolhimento de galhadas e entulhos. Equipes também vão visitar residências orientado os moradores e vistoriando possíveis locais que possam servir de criadouro das larvas do aedes aegypti e de outros vetores de doenças tropicais.

 

A ação coincide com o período das chuvas no Tocantins, que teve início no final de outubro/2018 e segue até meados e junho/2019, onde as condições favorecem a proliferação de doenças transmitidas por insetos, em especial os mosquitos. Será dada ainda uma atenção especial ao combate de escorpiões, já que o município teve aumento da população destes insetos nos últimos anos.