Uma mulher com histórico de transtorno mental e comportamento agressivo foi vista ensanguentada, perambulando pelas ruas do Centro de Guaraí durante a manhã desta quinta-feira, 19 de junho. Segundo testemunhas, ela teria sido agredida após provocar danos materiais e ameaçar funcionários de um comércio. A situação preocupa a comunidade pela frequência dos episódios.
Ela é conhecida na cidade pelo comportamento agressivo associado a atos de vandalismo. Costuma entrar em estabelecimentos públicos ou privados, causar prejuízos e já agrediu pessoas física e verbalmente. Um dos casos mais graves ocorreu em janeiro deste ano, quando a mulher lançou um copo de café quente contra uma criança de apenas dois anos, fato que teve ampla repercussão.
Após o episódio, a autora da injusta agressão passou meses internada na ala psiquiátrica do Hospital Regional de Araguaína (HRA). Fontes ouvidas de forma reservada informaram que ela recebe acompanhamento clínico e psiquiátrico há vários anos, mas, ao interromper o uso das medicações prescritas, torna-se descontrolada, representando risco para si mesma e ainda para terceiros.
Informações apontam que, além de solicitações por parte do Poder Público, familiares também recorreram à Justiça solicitando a sua internação compulsória (forçada/contra a vontade). O caso é considerado um dos mais preocupantes de Guaraí envolvendo transtornos mentais. Moradores temem que, sem intervenção adequada, a situação possa evoluir para algo ainda mais grave.
Como agir nesta situação?
É importante não enfrentar nem contestar pessoas em surto por conta de transtornos mentais, pois isso pode agravar ainda mais a situação. O recomendado é manter a calma e acionar imediatamente os Bombeiros ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além da Polícia Militar (PM). Em caso de danos materiais ou agressões, procure também a Polícia Civil (PC).