O falecimento do adolescente Vinícius Lira de Sousa, de apenas 14 anos, gerou forte comoção entre moradores de Guaraí. Segundo apurado, o garoto teria sofrido uma queda durante jogo de futebol na segunda-feira, 18 de novembro, vindo a falecer nesta quinta-feira, 21, após seu quadro de saúde se agravar.
O adolescente deu entrada no Hospital Regional de Guaraí (HRGUA) na terça, 19, queixando-se de dores abdominais. Ele passou por avaliação e exames, não sendo identificado na ocasião sinal aparente de fratura ou lesão. Na quinta, 21, ele retornou à unidade. Apesar do esforço da equipe, não foi possível salvá-lo.
Os profissionais envolvidos no atendimento informaram que ele deu entrada no dia do óbito relatando dificuldades respiratórias e com a pele pálida. Houve uma tentativa de transferi-lo para Araguaína, mas o jovem faleceu antes do translado. A queda teria sido registrada em uma quadra de esportes no Setor Piaçava.
Não se sabe ao certo a causa do óbito. Diante da incerteza, o corpo foi enviado até o Instituto de Medicina Legal (IML) da cidade de Colinas do Tocantins para exame necroscópico. O velório será realizado no salão da Igreja Adventista do 7º Dia (Setor Planalto) e o sepultamento no Cemitério Municipal de Guaraí.
Caso similar em Tabocão
No último dia 13 de novembro, outro adolescente, identificado como sendo Davi Feitosa Arbués, de 13 anos, residente do município de Tabocão, também acabou falecendo por causas indeterminadas. Segundo apurado, o menor de idade estava jogando futebol na quadra de uma escola e faleceu após passar mal.
Nota da SES-TO
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que o paciente Vinícius Lira de Sousa foi acolhido pela equipe multiprofissional do Hospital Regional de Guaraí (HRGUA) na terça-feira, 19 de novembro, quando realizou exames de imagem e recebeu alta hospitalar, após avaliação médica.
A SES-TO destaca que na quinta-feira, 21 o paciente retornou à unidade, com queixa de dores, recebeu os cuidados para o seu quadro clínico, mas infelizmente, mesmo com todos os esforços dos profissionais, faleceu.
A SES-TO pontua que o corpo do paciente foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) para a verificação da causa da morte. A Comissão de Verificação de Óbitos e de Revisão de Prontuários da unidade hospitalar também investigarão o caso para as medidas cabíveis.
A SES-TO lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com familiares e amigos, neste momento de dor irreparável e coloca-se à disposição.
Palmas, 22 de novembro de 2024.