Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) realizaram, entre os últimos dias 13 e 20 de outubro, a captura de morcegos em 18 propriedades rurais de Guaraí, Bom Jesus do Tocantins e Rio dos Bois. A ação preventiva visa identificar vetores com potencial para transmissão da raiva.

 

O alvo são os morcegos hematófagos, ou seja, aqueles que se alimentam de sangue, principalmente de bois, vacas, bezerros, cavalos, mulas e espécies similares. Durante o trabalho foram realizadas diversas capturas, além da identificação e o cadastramento de abrigos onde estes animais costumam ficar.

 

"Estamos vigilantes e sabemos da importância da prevenção da enfermidade, que pode também ser transmitida ao homem", explica o inspetor da Adapec, José Veloso, que enfatiza ainda a necessidade de vacinação dos rebanhos rurais, já que esta continua sendo a forma mais eficaz para o controle da doença.

 

Dados consolidados em 2019

 

Em 2019, a Adapec atuou neste tipo de controle em 55 municípios, onde realizou 482 vigilâncias ativas, promovendo orientação para mais de 1.000 pessoas e a capacitação para outras 473. Foram capturados 1.199 morcegos hematófagos de 92 abrigos monitorados, sendo que em 17 houve registros de infectados.

 

Sintomas da raiva em animais

 

Primeiros sinais

Isolamento repentino

Apatia

Perda de apetite

Salivação abundante

 

Estágio avançado

Dificuldade para engolir

Tremores musculares

Ranger de dentes

 

Obs.: Deve-se evitar o contato direto com animais infectados, já que a raiva é fatal se transmitida para humanos. Mais informações e esclarecimentos sobre o tema podem ser obtidos pelo Disque Defesa 0800 63 11 22.