Um redemoinho gigante impressionou moradores de Guaraí na tarde desta sexta-feira (21/08). O fenômeno é uma consequência da baixa umidade relativa do ar e do forte calor. Ele pôde ser avistado de diferentes pontos no perímetro urbano do município, mas ao que tudo indica, não passou perto de residências.

 

No último domingo (16/08), moradores de Silvanópolis também conseguiram flagrar um redemoinho parecido. As imagens teriam sido registradas por um agricultor que estava de passagem pelo Estado, nas proximidades de uma churrascaria, instalada às margens da rodovia estadual TO-050, ao meio dia.

 

Foto: Divulgação/WhatsApp

Fenômeno foi avistado de diferentes pontos da cidade, por volta das 14h desta sexta (21/08).

 

Segundo especialistas, devido o solo e as camadas mais baixas da atmosfera estarem secas e quentes, o movimento do ar acaba criando a espiral de poeira. Ela pode ter alguns poucos metros ou atingir alturas gigantescas, dependendo das condições climáticas da região, mas em geral não causam grandes estragos.

 

No Tocantins, especialmente entre agosto e setembro, quando praticamente não chove, o fenômeno é avistado com maior frequência, porém ele também pode ser registrado em outros meses do ano. Há ainda quem associe os redemoinhos a fenômenos sobrenaturais, incluindo lendas associadas ao famoso saci-Pererê.