Um registro absurdo, gravado em Guaraí na noite desta segunda-feira (30/04), evidenciou uma realidade que o município já enfrenta há vários anos, a dificuldade de prestar socorro adequado a vítimas de acidente de trânsito. Após quase 40 minutos de espera por uma ambulância, populares improvisaram uma maca e removeram um rapaz com ferimentos graves nas duas pernas, que foi levado ao hospital da cidade na carroceria de uma viatura da Polícia Militar (PM).

 

Segundo as informações colhidas pelo Guaraí Notícias, o acidente teria sido registrado por volta das 20:30h, em um dos cruzamentos da rodovia BR-153, dentro do perímetro urbano do município. A vítima, que teve ferimentos graves nas pernas, estaria pilotando uma moto e acabou colidindo com a lateral de um veículo de passeio de cruzava a pista. O condutor do veículo de passeio, um adolescente de 17 anos, não teria conseguido avistar a motocicleta.

 

Foto: Divulgação/WhatsApp

Acidente foi registrado por volta das 20:30h, em um dos cruzamentos da BR-153, no perímetro urbano de Guaraí.

 

Esta não é a primeira vez que vítimas de acidentes de trânsito são socorridas de forma improvisada em Guaraí, já que o único hospital público da cidade, que atende ainda toda a demanda da região, possui apenas duas ambulâncias, porém não adaptadas para atender ocorrências de acidentes de trânsito. A situação poderia ser minimizada se a cidade tivesse uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o que ainda não é oferecido.

 

Procurado, o Hospital Regional de Guaraí (HRG) informou que o paciente teve fratura no fêmur direito e uma luxação no joelho esquerdo, além de escoriações leves pelo corpo. Após ser avaliado pela equipe médica de plantão na unidade, o jovem de 19 anos, que não teve sua identidade informada, foi transferido para o Hospital Regional de Araguaína (HRA), onde deve passar por uma nova avaliação. Apesar dos ferimentos, a vítima está consciente e fora de perigo.

 


 

Acidentes de trânsito matam 45 mil pessoas por ano no Brasil:

 

Conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os acidentes de trânsito no Brasil matam cerca de 45 mil pessoas todos os anos, deixando ainda mais de 300 mil pessoas com lesões graves. Além do elevado número de mortes e lesões, comparada a de países em guerra, a violência no trânsito custa a sociedade brasileira cerca de R$ 40 bilhões anuais.